(Atualizado 2x) Kernel_task utilizando 100% de CPU no OS X Mavericks 10.9

Mac OS X Mavericks 10.9
Há alguns dias atrás realizei o upgrade do Mountain Lion para o OS X Mavericks. Depois da atualização eu comecei a achar estranho porque a bateria começou a acabar mais rápido como de costume, antes eu utilizava meu MacBookAir durante 8~9 horas, caiu para 5~6 horas depois da atualização.

Eu comecei a acompanhar o Monitor de Atividade de forma constante e notei que após o sistema entrar em Repouso, no retorno o processo “kernel_task” estava consumindo 100%. Isso começou a me chatear muito, pois sempre fiz upgrades e nunca tive problemas, desta vez eu comecei a ficar #chateado.

Foi aí então que eu resolvi consultar a área de suporte do site da Apple, onde eles orientam as pessoas que estão com problemas relacionados ao Kernel a realizarem a reinicialização da NVRAM/PRAM.

Reinicialização da NVRAM/PRAM:

  1. Desligue o Mac.
  2. Localize as teclas a seguir no teclado: Command, Option, P e R. Na etapa 4, você deverá pressionar essas teclas simultaneamente.
  3. Ligue o computador.
  4. Mantenha as teclas Command-Option-P-R pressionadas até que a tela cinza de inicialização seja exibida.
  5. Mantenha as teclas pressionadas até o computador ser reiniciado e emitir o som de inicialização pela segunda vez.
  6. Solte as teclas.

Essa solução resolveu meu problema, e  você? Passou por esse problema também? Deixe-me saber 😉

Definitivamente essa solução não resolveu meu problema. Infelizmente eu acabei testando essa solução em casa, onde eu não estava utilizando o EarPhone da Apple (infelizmente).

Acabei ficando frustrado quando cheguei na empresa, pluguei o fone abaixei a tela do notebook e fui no banheiro, quando voltei estava lá o bendito kernel_task denovo, consumindo 100% de CPU.

Executei um diagnóstico chamado PowerMetrics, ele deu o seguinte resultado:

**** Interrupt distribution ****

CPU 0:

Vector 0x93(IGPU): 141.53 interrupts/sec
Vector 0x94(XHC1): 1.00 interrupts/sec
Vector 0x96(HDEF): 215577.43 interrupts/sec
Vector 0x98(ARPT): 15.95 interrupts/sec
Vector 0xdd(TMR): 182.40 interrupts/sec
Vector 0xde(IPI): 9.97 interrupts/sec

CPU 1:

Vector 0xdd(TMR): 3.99 interrupts/sec
Vector 0xde(IPI): 1.99 interrupts/sec

CPU 2:

Vector 0xdd(TMR): 79.74 interrupts/sec
Vector 0xde(IPI): 95.68 interrupts/sec

CPU 3:

Vector 0xdd(TMR): 28.90 interrupts/sec
Vector 0xde(IPI): 25.91 interrupts/sec

Veja que existe um vetor nomeado HDEF, ligeiramente consultei os forums da Apple para verificar se alguém estava com o mesmo problema que o meu, achei o seguinte tópico: https://discussions.apple.com/thread/5497235 com o mesmo problema que o meu.

Eu já havia testado de tudo, removido a maioria dos softwares “third_party”, porém o problema sempre persistia, foi aí então que resolvi testar retirando o EarPhone da Apple, e advinhem? CPU voltou ao normal, em todos os testes que executei.

Agora é só aguardar a Apple lançar algum patch para corrigir esse problema.

—————————————————————
UNOFFICIAL PATCH – IMPORTANT UPDATE: The user John_Raz (https://discussions.apple.com/people/John_Raz) shared an useful fix to this issue. He had create an archive with the driver and the tool to install it easily. You can download here: http://puu.sh/5RBvj.dmg
————————————————————–

Valeu 😉

25 respostas para “(Atualizado 2x) Kernel_task utilizando 100% de CPU no OS X Mavericks 10.9”

    1. Obrigado pelo comentário Carlos. Eu não recomendo tirar o cabo do carregador, eu imagino que isso pode fazer com que a vida útil da bateria vá para baixo. Mas obrigado por compartilhar o mesmo problema e a forma de resolver temporariamente, isso pode ajudar outros usuários que passam pelo mesmo problema.

      Como você pode ver meu post, através de uma depuração do processo kernel_task ele evidencia que o problema é relacionado ao driver AppleHDA.

      O que nos resta agora é aguardar por um patch da Apple.

      Valeu.

  1. Ontem conversando com amigos no facebook, eles disseram que usam o macbook com cabo de energia conectado por até 60 dias … raramente reiniciam o sistema. A bateria deles está melhor do que a minha, que dou uma descarga semanal .

  2. Gostaria de uma ajuda para consertar esse problema da bateria. Tenho um MBP 13″ mid 2013 e depois que atualizei para o Mavericks, a bateria não está durando como antes.

    Fiz aquela reinicialização pressionando Shift + Control+ Option + Power, orientado pelo suporte da Apple e num primeiro momento a bateria voltou a ter a duração de costume. Mas no dia seguinte, o problema retornou.

    O que eu devo fazer?

    1. Olá Onicio, você assim como a maioria está passando por essa dificuldade. Eu imagino que a Apple já deve estar trabalhando para corrigir esse problema e deve lançar uma atualização em breve. Vamos ficar na torcida, por enquanto não temos muito o que fazer! Um abraço.

  3. Oi Andrei. Como é que você fez esse diagnóstico PowerMetrics? Tem algum passo a passo de como fazê-lo? Estou com o mesmo problema no meu MacBook Pro e quero detectar de onde vem o maior problema.
    Abs,

    1. Oi Gustavo, você sabe utilizar o app Terminal ? O terminal possibilita executar programas de linha de comando, muito útil para depurar problemas desse nível. Você pode encontrá-lo diretamente pelo Spotlight digitando Terminal ou navegando na pasta aplicativos, ele se encontra na pasta Utilities. Para executar o relatório Powermetrics, você deve digitar na linha de comando: sudo powermetrics

      Digite sua senha de Administrador e o relatório sairá em seguida.

      Caso você queira jogar o relatório para um arquivo, é só utilizar o comando: sudo powermetrics > relatorio.txt

      A saída do relatório estará na sua pasta de usuário.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraço.

  4. Boa noite !

    Faz 3 semana que venho sofrendo com meu Macbook Pro 13″ 2.4 Ghz i5 – 8 GB – HD 500 GB. Comprei ele a 1 ano e meio, até então não tive problemas. Um belo dia começou a travar. Foi piorando ao ponto de nem iniciar e travar. Pensei que atualizar para o Maverick resolveria, mas nada mudou. Até para digitar esse texto ele para em alguns momentos. Já formatei reinstalei o Mac OS 10.9 e continua travando em tarefas simples dirá abrir um Office ou iPhoto.
    Não sei o que fazer, penso em levar na assistência, mesmo fora da garantia.
    Alguém tem alguma sugestão ?

  5. Felizmente achei esse post. Meu computador vem há mais de 6 meses tendo muitos kernal panics…e depois de fazer todos os procedimentos e reinstalar 3 vezes, descubro que o problema está nesse kernel_task – tá fazendo minha memória ser utilizada em 100% quando não faço nada. 🙁 Será que esse patch funciona pro meu problema?

  6. Olá, tenho um macbook pro 14” final de 2011 i7 4GB, estou com diversos problemas:

    Desde que atualizei para o Mavericks, há um consumo enorme de memória RAM, não nenhum app aberto e a RAM está 100% usada (só o karnel_task consome 400MB);
    A tela depois de algumas horas de uso (1 ou 2) fica tremida, tenho que reiniciar sempre;
    As vezes a tela fica Azul;
    As vezes desliga sozinho;
    Quase sempre que reinicio tenho que tentar várias e várias vezes, pois quando carrega a maçã fica na tela cinza e nao liga;
    Já levei numa assistência, mas o problema persiste.
    Um problema recente tbm e o Finder que fica reiniciando a cada minuto, ta osso isso u.u

  7. Eu apliquei o path acima, e também removi o arquivo IOPlataformPluginFamily.kext.

    Após reiniciar o processo caiu praticamente para 0%.

  8. estou com um problema interessante, tenho 8gb de ram quando uso por umas 4 horas ele usa toda memória ram 7,99gb e com isso sistema fica lendo varias vezes, estou usando o maverick vou falar a verdade apple esta uma vergonha coisas bobas que eles acabam esquecendo de corrigir, desde o snow leopard ele continua com um problema bobo mais me irrita que e quando eu digito algo onde o campo de texto esta selecionado ele sempre pula a primeira letra que digitei ai tenho que apagar a palavra e digitar novamente, isso e um saco.

  9. Pois estou com um problema igual ou semelhante ao do Alessandro. 12Gb de RAM total e 11,99 usadas o tempo todo. Sistema lento, volta e meia aparece o popup dizendo que o disco de inicialização está cheio… etc. Experimentei limpar o cache pelo terminal usando o – sudo purge
    Ele limpa e o uso da memória cai pra 4Gb. em questão de segundos a memória sobe aos 11,99Gb novamente.
    Olhando o Monitor de Atividade, tem 758 Mb sendo usado pelo tal kernel_task. O que mais me intriga é que somando (por cima) a memória usada pelos processos, não chega nem perto dos 11,99. O que acontece é que tenho 8,7 Gb no Cache do Arquivo.
    Frustrante!

  10. Olá estou com o mesmo problema mencionado acima, não tenho quase nenhum aplicativo abeto e o consumo de memória fica alto, alguém conseguiu resolver o problema???

  11. Estou com mesmo problema, tudo atualizado na versão mais atual Yosemite, e o kernel_task consome 7,8Gb dos meus 8Gb disponíveis no meu MacBook pro, fica tudo travado, perdi várias vezes minhas modificações no iPhoto por este motivo. Este aliás pensei que fosse o problema, tenho 65Gb de fotos no iPhoto no HD. Cheguei a pensar em passar tudo para o Picasa do Google . Mas desisti, o que recomenda fazer com o kernel_task?! O procedimento não oficial ainda é válido!?

    1. Opa Cadu, acho que o seu caso é um pouco diferente do meu, como é relativo ao consumo de memória, acho que resolveria fazendo um fresh install (instalar tudo novamente do 0). As vezes o update não funciona muito bem, arquivos conflitando, essas atualizações as vezes são problemáticas. No meu caso acabei encontrando um driver substituto que resolveu temporariamente o problema. Espero que você consiga resolver o seu problema logo! Abraço.

  12. Olá estou com o mesmo problema..
    Ë normal o kernel_task usa cerca de 1.14GB de memoria.?
    Eu tenho um mac mini i5 2.5Ghz – 16gb de memória DDR3 – HD de 500GB,o mac mini tem 2 anos de uso, e percebi que está ficando lento quando utilizo programas como photoshop, ilustrator e Indesing, o estralho é que o mouse da aqueles bug de salto, ele trava e depois aparece num lugar longe, e tem me atrapalhado muito isso.
    Visto que sempre usei os programas da Adobe e até os 3 aos mesmo tempo e nunca travou era incrivel, mas depois que atualizei para o capitan, coisa de 1h trabalhando começa a travar e tenho que reiniciar o mac mini toda hora.
    Tem como me ajudar me da um luz.

    1. Opa Edy, eu acho que é normal, depende do tempo que você deixa o mac ligado. Esse kernel_task pode acumular lixo na memória, e também fazer cache de algumas funções utilizadas pelo sistema. Acho que seria preocupante se você estiver com o processo kernel_task utilizando muito processamento, aí pode drenar a bateria e fazer com que você pare de utilizar o sistema, porque ele simplesmente congela.

      Meu processo kernel_task consome em média 800mb, e depende do meu uso.

      Um forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *